Angelina Jolie faz visita-surpresa ao Afeganistão


A estrela de Hollywood Angelina Jolie fez uma visita-surpresa de dois dias a refugiados no Afeganistão, informou a agência das Nações Unidas para refugiados (Acnur), nesta quarta-feira (2). É a segunda vez que Jolie vai ao país.

A atriz americana, famosa por filmes como Sr. & Sra. Smith, é embaixadora da boa vontade pela ONU desde 2001 e passou dois dias em encontros com refugiados afegãos.

Jolie emitiu um comunicado por meio do Acnur (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados) em que pediu “foco na reintegração” da sociedade afegã.

- Não significa apenas conseguir abrigos, mas assegurar que haja água, oportunidades de emprego, escolas para as crianças e clínicas médicas.
Copyright AFP - Todos os direitos de reprodução e representação reservados
Segundo a ONU, 5,5 milhões de pessoas voltaram ao Afeganistão desde 2002, um ano depois da queda do regime Taleban na invasão ao país comandada pelos Estados Unidos. O retorno de afegãos ao país já fez a população local crescer em 20% nos últimos nove anos, de acordo com a entidade internacional. 

Ao todo, 140 mil soldados da coalizão internacional da Otan (aliança militar do Ocidente) continuam no país. Eles combatem focos de insurgência do antigo regime fundamentalista na região, comandado pelo Taleban.
Fonte: r7.com