Copa do Nordeste 2019 terá recorde de times ´Série A´

Que o campeonato regional mais disputado do país vai pegar fogo neste ano não há dúvidas. Clássicos na primeira fase, novo formato de disputa, grandes clubes do Brasil e jogos de tirar o fôlego devem fazer da edição 2019 uma das melhores da Copa do Nordeste. E tem um item especial que dá ainda mais brilho para a competição.

Em 2019, quatro times que vão disputar a Copa do Nordeste também vão jogar a Série A do Brasileirão. São eles: Bahia, CSA, Fortaleza e Ceará. Isso representa um recorde, já que em apenas outras três ocasiões ocorreu o mesmo: 1997, 2000, 2001. Vale lembrar que naqueles anos a primeira divisão do Campeonato Brasileiro contava com mais de 20 times, número do atual formato do Brasileirão.

Em cima: Bahia (à esq) e Fortaleza (à dir)
Embaixo: CSA (à esq) e Ceará (à dir)

Em 1997, América-RN, Bahia, Sport e Vitória disputaram a primeira divisão nacional, que contou com 26 times, e o "Nordestão". Já em 2000, com o nome de Copa João Havelange, a principal competição do país foi dividida por módulos. O Módulo Azul, que reuniu 25 times e praticamente todos os grandes do país, teve a presença de Bahia, Santa Cruz, Sport e Vitória. Em 2001, quando o Campeonato Brasileiro voltou a ter o nome tradicional e contou com 28 equipes, Bahia, Santa Cruz, Sport e Vitória voltaram a disputar a Copa do Nordeste a Série A do Brasileirão.

Em 2000, Sport conquistou a Copa do Nordeste e fez a segunda melhor campanha do Módulo Azul da Copa João Havelange. Neste ano, o Leão não jogará o torneio regional e disputará a Série B do Brasileirão

Fonte: SBT noticias