Raio danifica equipamentos de informática da prefeitura e compromete sistema

Os equipamentos de informática da prefeitura de Rolim de Moura foram atingidos no final de semana por uma Descarga Atmosférica (Raio) e comprometeu todo sistema. O secretário municipal de Administração, Ademilson Cesar Borges, informou que quando os funcionários chegaram para as atividades na segunda-feira pela manhã foram surpreendidos com todo o sistema fora e nenhuma atividade pode ser realizada. Imediatamente acionamos os servidores do TI (Tecnologia da Informação) para restaurar o sistema, o que agravou a situação é que algumas peças de informática não encontramos em Rolim de Moura. 
Foram danificados os Switches do setor TI e alguns Switch que ficam distribuídas dentro da prefeitura com isso parou praticamente todos os setores. A placa de rede de algumas maquina placa mãe, fontes e alguns casos queimaram a maquina toda. Katiano Bordin do setor de TI informou que levantamento ainda está sendo realizado para saber a quantidade de computadores danificados. Alem dos computadores do prédio da prefeitura, as unidades que trabalham interligadas também apresentaram problemas Unidade de Saúde do bairro Planalto, Secretaria de Assistência Social está parada, da mesma forma agricultura assim como a Saúde. "Estamos trabalhando incessantemente para recuperar esses equipamentos o quanto antes, parcialmente já restauramos alguns", lembrou Katiano.
O secretário de Administração disse que as investigações apontam que o raio atingiu a torre de distribuição do prédio central, onde fica instalado o programa Rolimfovia que interliga todas as secretarias. O que pedimos é compreensão da população, nosso TI está fazendo tudo que está ao alcance para solucionar essa questão, mas algumas peças teremos que pedir fora e isso acaba fugindo ao nosso controle, porém é algo imprevisto, pois o prédio tem o Sistema de Proteção de descarga Atmosférica (SPDA) conhecido como Pára-Raios", relatou Ademilson Cesar Borges.