4ª Conferencia Municipal de Saúde


Foi realizada nos dias 18 e 19 de março de 2019 a 4°conferência municipal de saúde do município de Primavera de Rondônia, onde foi convocada conjuntamente pelo excelentíssimo Prefeito municipal e pela Presidente do conselho municipal de saúde.
A conferência teve início no dia 18 de março onde contou com a presença do prefeito municipal. Secretário de saúde e presidente do conselho e vereadores, contou também com a presença e participação da comunidade. Funcionários, e vários universitários da associação de primavera de Rondônia.
Na abertura promovida pelo Conselheiro Tutelar Rogerio Barbosa que convocou para fazer a mesa o Excelentíssimo Senhor Prefeito Eduardo Bertoletti, o Vereador e Presidente da Câmara Cristóvão Lourenço, o Secretário Municipal de Saúde Vander Barbosa Meireles, a Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Primavera de Rondônia Maria da Conceição dos Santos foi realizado um momento cultural com a adolescente Daiane e beatriz, logo após foi lido o regimento interno e realizado palestra com a fisioterapeuta Mayra Cristina
Já no 2° dia de conferência no período da manhã iniciou se os trabalhos com a palestra do psicólogo Vinicius e a assistente social Luciana Pontes de Amorim. Com a presença da senhora Estela representante da coordenação regional de saúde.
Teve como tema central: Proteção integral, diversidade e enfrentamento das violências e por objetivo geral avaliar as ações desenvolvidas, e propor novas ações para a implementação da política e do plano decenal de direitos.
Com espaços amplos e democráticos para reflexão, discussão e articulação coletivas em torno de propostas e estratégias que apontam diretrizes para as várias políticas setoriais envolvidas, como a da assistência social, da educação, da saúde, do esporte e lazer, da cultura, do transporte e acessibilidade.
A principal característica da conferência foi reunir representantes do governo e da sociedade civil, para debater os principais desafios e decidir as prioridades para a política de financiamento do sus, com caráter deliberativo, isto é, o que elas definem tem extrema relevância pública e deve ser considerado pelos gestores das políticas e pela sociedade brasileira, cabendo aos conselhos estimular e fiscalizar o cumprimento de suas deliberações.
Após esse período, foi criado vários grupos para debates onde foram elaboradas propostas para ser levadas para a conferência estadual a qual será representado pelos delegados eleitos na conferência municipal.
O secretário de saúde e o prefeito municipal parabenizaram o conselho de saúde pela conferência realizada com grande excelência,
A 4ª conferência Municipal de Saúde, aconteceu na Câmara Municipal de Primavera de Rondônia sobre a coordenação da Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Primavera de Rondônia Maria da Conceição dos Santos.

Fonte: girorondonia
Fotos: Sandro Batista