BREAKING NEWS
latest

04/05/2019

Pimenta Bueno - Prefeitura Lança Coleta Seletiva e pede participação da população


Visando a diminuição dos custos com a coleta, transporte e destinação final do lixo, que ultrapassa a marca dos 3 milhões de reais anual, a Prefeitura de Pimenta Bueno através da Secretária de Meio Ambiente, Agricultura e Turismo (SEMAGRI), lançou nesta quarta-feira, dia 01 de maio, a campanha de coleta seletiva do lixo produzido no município, o evento ocorreu durante o costelão do trabalhador, promovido pelo Rotary Clube, no Barracão da Igreja Nossa Senhora de Fátima.
No lançamento foi apresentado um teatro de fantoche, com o objetivo de introduzir o conceito de coleta seletiva junto às crianças. O coordenador da educação ambiental, Marcelo Portella, explica que a peça foi a maneira encontrada para passar a informação de forma atraente, com uma linguagem acessível. “Entendemos que este público absorve o conhecimento transmitido de forma muito eficiente. Eles são os melhores agentes ambientais dentro de casa, cobrando uma postura adequada dos pais, irmãos, avós e demais parentes”. Ele acrescenta que daqui a alguns anos, estas crianças estarão à frente das decisões que nortearão a sociedade, por isso é importante que desenvolvam comportamentos ambientalmente adequados desde cedo.


De acordo com o prefeito, Delegado Araújo, a coleta seletiva já vinha sendo feita, porém longe de atingir o resultado esperado, e agora com as novas medidas adotadas pela atual gestão, pode de fato ser implantado na cidade. Segundo ele, é imprescindível o envolvimento da população neste projeto. “É uma questão de educação e conscientização. As pessoas têm que despertar para essa participação. Com essa etapa damos uma nova roupagem para à nossa coleta seletiva, a ambição é atingir todos os bairros e realmente reduzir o número de resíduos que dispensamos nos aterros sanitários, é algo que vai trazer economia no bolso de cada Pimentense, além do ganho ambiental”, explicou o prefeito.

Já o Promotor de Justiça, Dr. André Luiz Rocha de Almeida, lembra que a ação é uma implementação efetiva da coleta seletiva “O município dá mais um passo, a implementação de forma mais ampla, a extensão do serviço que já estava sendo feito, buscando atingir outras áreas do município e outros produtos, isso nos deixa feliz, com este avanço”. Disse o Promotor.

A titular da Semagri, Marcia Figueiredo, definiu o projeto como ousado. “É um projeto de longo e médio prazo e será dividido em etapas: Engajamento de todos os munícipes na destinação do lixo, logística e educação ambiental”, ressaltou.

Nesta primeira etapa, será realizado as visitas nas casas, pelas equipes da prefeitura orientando os moradores como será o procedimento, eles receberão as sacolas destinadas ao lixo reciclável. Já o lixo úmido será coletado normalmente pelo caminhão que já faz a coleta. Já o caminhão para o lixo reciclável passará uma vez por semana em cada bairro. Os moradores serão informados sobre o calendário do dia da coleta.

A população dos bairros que ainda não serão atendidos pela coleta seletiva terá a opção de encaminhar os recicláveis aos LEV (Local de Entrega Voluntária), que atualmente já funciona em locais definidos pela prefeitura.
Maiores informações podem ser obtidas pela Fan Page da Coleta Seletiva ou pelo site da Prefeitura, https://bit.ly/2GAYO2z
« ANTERIOR
PRÓXIMA »

Nenhum comentário