BREAKING NEWS
latest

15/05/2020

Secretaria de saúde confirma 10º caso de coronavírus em Rolim de Moura; veja o vídeo


Nesta sexta-feira (15), a secretaria de saúde prestou esclarecimentos sobre o 10º caso de Covid-19 em Rolim de Moura. Segundo a secretária, Simone Paes, “a semana começou com caso positivo e hoje, estamos no nosso 10º caso”.

A enfermeira Janaina Travassos explicou que trata-se de “uma mulher de 47 anos que foi até o hospital municipal na terça-feira, sendo o nosso caso mais grave. Ela apresentou piora, foi entubada e encaminhada ao hospital de Cacoal. Alguns pacientes nossos também foram entubados, mas essa senhora é a única confirmada com coronavírus no município e em estado grave.”

No dia 14 de maio o governo publicou um decreto sobre o Distanciamento Social Controlado, e classificou Rolim de Moura como na Fase 02. Mas, segundo a secretária de saúde, caso continuem aumentando os casos de coronavírus, o município pode ser enquadrado na Fase 01. “O que vem a ser a Fase 01. Só irão abrir os serviços essenciais. Todo o comércio em si estará fechado. Nós não queremos isso. Mas para isso não acontecer, dependemos da população. Hoje já se trata de um vírus em circulação no município. Não se trata mais de uma pessoa de fora que veio de fora ou que viajou. O vírus está no município.”

Ainda segundo Simone, a secretaria de saúde de um município vizinho confirmou dois novos casos de pacientes que circularam em Rolim de Moura. “Não importa se é supermercado, farmácia, loja de materiais de construção. Hoje, estamos todos em risco. E para que não sejamos contaminados, devemos usar as máscara, ao entrar no comércio higienizar as mãos, ao receber alimentos e mercadorias em casa, fazer a higienização, pois o vírus pode estar ali.”

Ainda segundo a secretária, de acordo com o decreto estadual, a Polícia Militar está autorizada a desfazer aglomerações, e a pessoa estará sujeita a processos administrativos, multas e prizões.

“Idosos não saiam de casa a não ser que seja estritamente necessário, não levem as crianças às farmácias, aos supermercados. Não há necessidade. Ao ir ao supermercado, vá uma pessoa da família. Ao ir todo mundo, você está colocando sua família em risco. Nós estamos lutando com um inimigo invisível. Não tem o que fazer. O que podemos fazer é evitar aglomerações e aderir ao isolamento social”, enfatizou Simone.

Segundo enfermeira Janaina, hoje chegou o último caso dos funcionários da saúde. E, com exceção da enfermeira esposa do vice-prefeito que deu positivo, todos os outros deram negativos. Ainda segundo a enfermeira, ontem foi confirmado que o quarto caso do município apresentou melhoras e hoje está curado da doença.

Segundo a secretária, essa semana o comitê estadual estará avaliando o último decreto municipal do dia 30 de abril. Segundo ela, poderão surgir novas mudanças se o comitê assim determinar. “Caso tenhamos novos casos positivos, novas medidas serão adotadas”, enfatizou.

Fonte: tribuna top

« ANTERIOR
PRÓXIMA »

Nenhum comentário